Resenha Literária: Perdido em Marte + Filme

 Oii pessoal! Hoje tem resenha Literária! Sim! que milagre né? hahaha Bom quem é vestibulando vai me entender, depois de um ano lendo livros obrigatórios que algumas faculdades exige, tirei alguns minutinhos para também ler outro livro e foi assim que eu lia, de vez em quando, e a maioria das vezes no ônibus, (eu amo ler no ônibus) apesar de não ter tido muito tempo para dedicar essa leitura o livro não ajudou! Mas no final deu certo haha. Quer saber o porque? Segue abaixo:

Li algumas resenhas sobre esse livro e nenhuma falava especificamente sobre alguns temas que cito abaixo:

Autor: Andy Weir
Editora: Arqueiro
Publicação: 2014

Sinopse:
  Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho.

  Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente.

  Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate.
  Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico – e um senso de humor inabalável –, ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência.
  Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá.
  Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.
Minha opinião sobre o livro + Filme:
  O que dizer sobre esse livro? É uma relação de amor e ódio, uma porque eu amo ler livros que se passam no espaço, em outros planetas, enfim todo esse universo que eu acho mágico. 
Inicialmente pensei que esse livro iria me prender, mas não, esse iria pra lista de livros que não te prende, vou citar alguns exemplos do porque:
1- É necessário que você tenha uma noção básica á intermediária de química, física, botânica e entre outros conhecimentos necessários para que você possa andar junto com o livro, eu gostei dessa precisão, mas chega uma hora que cansa sabe? Você ter que parar pra raciocinar tal coisa a maioria do tempo, sim! Esse vai para o segundo item!
2- Ele é 99% química, botânica, física e demais conhecimentos, sim meu caro. o livro todo aborda essa dinâmica que o astronauta Watney utiliza pra poder passar os dias em Marte vivo, quanto para concertar, tanto para manter uma estufa. Então se você gosta de livros assim, só vai, caso contrário vai achar tediante.
3- É também relacionado ao 2, enquanto Watney se vira no espaço, ele relata no diário de bordo como foi tudo ocorrido, então é necessário uma imaginação do que ele esta falando, por exemplo o VAM, Hab, AEVs, etc. Claro que ele explica cada um no início, mas com o decorrer da leitura você acaba esquecendo por não estar familiarizado com tais veículos, objetos, etc. 
 Esses foram alguns dos motivos que não me prenderam no livro, mas com muita vontade de saber o que iria acontecer com ele me fez terminar de ler haha
  Agora a parte amorzinho, Watney, é engraçadinho sim, é do tipo de pessoa que está numa situação não tão boa da vida, mas tem uma piadinha na ponta da língua. Como dito a precisão de relatos no livro é incrível, e como falado eu amo o universo então só aumentou mais ainda minha vontade de querer saber mais e mais hahaha
  Enfim a leitura é um pouco puxada sim, mas não deixa de ser uma linda história, que no final fiquei com o coração na boca, e não foi diferente no filme, para mim ele foi fiel ao livro, apesar de que umas partes passarem rápidas de mais (em que eu gostaria de curtir mais um pouco), mas valeu a pena ter assistido e lido o livro e me emocionado quando ele decidiu que não morreria naquele planeta, e foi isso meus amores, Perdido em Marte <3
By: Simone Carmo :3

Postar um comentário

Os comentários são monitorados.